20 de novembro de 2014

Medicamento alternativo é eficaz na redução do colesterol

Pesquisa mostra que droga é capaz de derrubar os níveis de LDL e prevenir problemas cardiovasculares

colest.

Um medicamento alternativo, que combina um tipo de estatina a uma substância chamada ezetimiba, é capaz de reduzir o colesterol a níveis muito baixos e prevenir infartos e doenças cardiovasculares. Os resultados de um estudo apresentado no encontro anual da Associação Americana do Coração, na última segunda-feira (17/11), podem ajudar aqueles que não toleram altas doses de estatinas ou não respondem a elas.

O estudo randomizado, conduzido pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, acompanhou por seis anos 18.000 pessoas que sofreram infartos ou episódios de dor no peito. Os pesquisadores deram a eles tratamento à base de um tipo de estatina chamado sinvastatina – normalmente usado para tratar altas taxas de colesterol – ou a droga Vytorin, combinação da sinvastatina com ezetimiba, vendida há quase dez anos como droga alternativa para o controle do colesterol. O objetivo era reduzir os níveis de LDL, molécula que deposita o colesterol nas paredes das artérias e pode entupir os vasos – o chamado “colesterol ruim”. Os dois grupos reduziram as taxas de LDL, no entanto, aqueles que tomaram o medicamento alternativo exibiram taxas de LDL de 54, enquanto aqueles que tomaram apenas a sinvastatina apresentaram níveis de 69 de LDL.

Além disso, quem tomou a combinação entre as duas drogas teve menos problemas cardiovasculares – uma redução de 6,4%. De acordo com os pesquisadores, isso significa que o medicamento preveniu infarto ou dor no peito de duas a cada 100 pessoas. As estatinas diminuem o LDL porque barram sua fabricação. Já a ezetimiba impede que o LDL seja absorvido pelo intestino e siga para os tecidos do organismo.

Fonte: Guia da Farmácia

Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente.
As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Em caso de dúvidas, favor contatar o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800 400 0500

Crie seu site com qualidade e profissionalismo