17 de dezembro de 2014

Nova vacina contra gripe recebe aprovação da Anvisa

Tetravalente contra gripe estará disponível a partir de março de 2015

influenza2

A primeira vacina contra quatro cepas do vírus influenza, da gripe, acaba de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – dois tipos da A e dois da B –, aumentando as chances de proteção contra a doença. A formulação tetravalente estará disponível somente na rede privada, a partir do começo do ano que vem. Indicada para pessoas com pelo menos três anos, a novidade, internacionalmente conhecida como Fluarix Tetra, tem como principal vantagem a inclusão de mais um tipo de cepa do vírus influenza B. A vacina tetravalente contra gripe estará disponível a partir de março de 2015.

“O impacto da influenza B é um pouco menor do que o da influenza A, já que circula em menor intensidade, por isso também que não se fala muito dela. Mas, em 2013, aqui no Brasil, foi registrada uma importante taxa de internação pelo vírus, que respondeu por um em cada quatro casos de gripe”, afirma a pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Nancy Bellei, acrescentando que a faixa etária mais acometida é a das crianças e dos adolescentes.

No País, a vacina até então oferecida pelas clínicas e pelo governo é a trivalente, com proteção contra três cepas do vírus dois da influenza A e um da B. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização atual pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza. Ainda não há previsão para que a nova vacina entre no Calendário de Vacinação.

Fonte: Guia da Farmácia.

Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente.
As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Em caso de dúvidas, favor contatar o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800 400 0500

Crie seu site com qualidade e profissionalismo