25 de novembro de 2014

Saiba como orientar as consumidoras sobre menopausa

As mudanças atingem, geralmente, mulheres acima de 45 anos

menopausa1

A menopausa é uma palavra grega que significa a cessação (pausa) da menstruação (meses), correspondendo ao fim da fertilidade. Geralmente, atinge mulheres acima dos 45 anos de idade. Os sintomas da menopausa se desenvolvem em aproximadamente 2/3 das mulheres, e podem incluir ondas de calor, suores noturnos, perda da libido, insônia, aumento da ansiedade, depressão ou irritabilidade e a necessidade de urinar com mais frequência. A médica Adriana Vidal Schmidt explica que a perda de estrogênio, o hormônio feminino, parece ser a principal causa de muitos dos sintomas associados à menopausa, inclusive o processo de envelhecimento da pele.

A redução do estrogênio faz com que a pele sofra alterações no teor de colágeno, responsável pela elasticidade da pele, e modificações na concentração de glicosaminoglicanas, que promove turgor e hidratação da pele. A soma total desses efeitos básicos sobre a pele gera o aparecimento de rugas e flacidez.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) iniciada precocemente, já no início da menopausa, tanto com a administração de estrogênio via tópica, com o uso de cremes e adesivos, quanto sistêmica (via oral), pode ajudar a reverter os efeitos deletérios da menopausa, mas sempre com a prescrição de um médico ginecologista. Antes de se submeter ao tratamento, é necessário que uma bateria de exames seja realizada para verificação do risco-benefício. Entre os exames estão a dosagem hormonal, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia transvaginal. Análises que devem se repetir anualmente para avaliação da continuidade do tratamento.

O uso de hidratantes, antioxidantes, renovadores celulares e despigmentantes no caso de manchas, aliados ao uso do filtro solar também ajuda a prevenir ou atenuar os efeitos danosos da redução das taxas hormonais na pele e da radiação UV, afirma a médica, que completa: “o uso de suplementos nutricionais e nutricosméticos também podem auxiliar em alguns casos”.

Fonte: Guia da Farmácia

Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente.
As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Em caso de dúvidas, favor contatar o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800 400 0500

Crie seu site com qualidade e profissionalismo